terça-feira, 23 de agosto de 2011

Saudades Sim


Saudades Sim
Dias desses  recebi um email de um amigo com varias coisas antigas, uma maquina de datilografia, um mimeógrafo a álcool,tênis ki chute e varias  outras que me levaram de volta aos “bons tempos”. No final do email o amigo assim escreve: "VOCÊ ESTÁ FICANDO VELHO", HEIN??? Como esquecer eu me perguntei, realmente tenho muita saudade dos anos 70/80 da minha infância e adolescência , hoje olhando para este mundo tão moderno fico feliz em estar ficando velho, tenho dó de meus netos (as)que estão chegando agora com toda esta modernidade . Muitos irão dizer que saudosismo é coisa de gente boba , mas será? Vamos voltar alguns anos e compararmos, hoje a temida violência em nossa cidade era coisa rara, quando a gente tinha alguma encrenca resolvia era no “muque”, uma briga aqui ou outra lá na zona boemia  e acabava tudo ali , ladrões eram quase sempre de galinha ou roupa no varal, que os detetives Silvano , João de Deus e Pipi levavam ao Dr. Delegado Amador Pimentel que prontamente colocava o meliante para dormir no xilindró .Na minha rua as casas ficavam abertas e os vizinhos todos se conheciam e ajudavam uns aos outros, era banda de porco, verdura e muitas outras coisas compartilhadas, as festas juninas eram uma delicia com direito ao terço  e somente depois podia-se comer as quitandas ...Na escola o professor tinha o respeito e a admiração de todos , até eu que fui um capeta em forma de guri jamais desrespeitei um mestre , fazia minhas traquinagens  sim , mas aguentava uma boa palmatória  da dona França ou um puxão de orelhas da dona Batista,sem apelar ...
                               Gente pasmem até os políticos eram diferentes , a novas gerações nem sabem que há 40 anos atrás a nossa gloriosa Câmara Municipal não era refrigerada  e nem renumerada , sim ninguém recebia salário, podem acreditar ou perguntar aos mais velhos. Acreditem os vereadores faziam política para o bem da comunidade e era uma honra em selo , até o café era levado de casa, falo isto por lembranças de meu pai quando assumiu uma cadeira .Não tenho lembrança de ouvir falar em roubo, corrupção , e quando tinha algum bochicho as pessoas que supostamente estavam envolvidas até mudavam da cidade ,tinham a famosa vergonha na cara, diferente de hoje ,curtem a vida adoidado com o dinheiro público e ainda zombam da nossa justiça,freqüentam festas , desfilam em seus carrões comprados com dinheiro alheio , viagens de cruzeiro etc.  A cidade naquela época  era bem menor isto é verdade, mas quando ficávamos doentes o Dr. ia até nossa casa e acho que a consulta não era exorbitante, pois até a classe operaria tinha esta regalia, imaginem isto hoje .....Droga existia sim, mas eram pouca e poucos eram seus usuários , um baseadinho aqui uma bolinha para animar o baile, nos carnavais inocentes lança perfume ,crack era o cara bom de bola,pó somente a poeira da rua, mas o que mais se consumia era cuba libre , hi  fai , cerveja etc. Os bailes eram belíssimos ,   as musicas tinham sentimento, nos embalavam nas canções italianas, boleros ,valsas , os casais sabiam dançar; e forró era uma guloseima, um tal de embucha gato, tinha as brincadeiras dançantes nas casas de família, onde todos aproveitavam dentro do maior respeito e não existiam as tais de  rave ou baladas onde todo mundo pula igual macaco com sarna  e fica escutando o bate estaca a noite toda.Musica sertaneja não era música de corno , os verdadeiros caipiras cantavam as maravilhas da natureza e a vida simples do campo, há naquele tempo também o povo morava na roça. ..Futebol era jogado em todos os cantos da cidade , cada bairro tinha o seu campinho o meu era a Barrinha multiuso, que quando não estava alagada era um estádio perfeito, acabava o “jogo” a gente pulava no Corguinho( que não tinha caca) para refrescar, nas épocas das enchentes a gente caçava rã ( perereca ). A “zona”era apenas um ponto de diversão noturna , onde podia saborear uma parmegiana do Riogozzino, um escaldado do Bidú no final da noite e desfrutar da companhia agradável das damas, a doença mais grave era uma blenorragia (gonorréia)  que se curava na farmácia Piantino , Paratodos no seu Oberlander ou nas demais que nem eram tantas, com uma boa injeção de penicilina , o resto era apenas chato mesmo.
Serenatas eram feitas quando um amigo sabia tocar violão, mas eu que não sabia tocar nada parava o meu  fusca ligava o TKR e mandava ver(tinha um amplificador tojo), vez ou outra tomava um banho de água fria ou de pinico cheio mesmo. E por estas e muitas outras que tenho honra de estar envelhecendo, de me emocionar quando vem a lembrança época tão boa, feliz por ter vivido bons momentos, de lembrar dos amigos , lembrar da minha querida Passos o quanto era bom viver aqui.Quem vive de passado é museu conforme dito popular , mas somente quem viveu nos anos 70/80 sabe o quanto é bom ser um dinossauro ou um a múmia sei lá . Gente esta época não era melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário